Image Map

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

D.I.Y: Caderno Personalizado. (2 ideias)

Para muitas pessoas as aulas já começaram (infelizmente), mas, aproveitando esse clima escolar vim trazer um post sobre: PERSONALIZAÇÃO DE CADERNOS...
Já tem um bom tempo em que todo ano personalizo meus cadernos, e é uma ótima dica pra quem não está gostando da capa do caderno, ou pra quem ainda tá sem grana pra comprar aquele caderno com a capa super maneira. Existem várias maneiras de se personalizar um caderno, e se quer saber 2 maneiras de como você pode fazer isso no seu; é só continuar lendo...
Os materiais são:
1- Caderno: qualquer caderno, eu tô usando um de 15 matérias e que comprei por mais ou menos uns R$10.
2- Papel Contact transparente: aquele que a galera compra pra encapar livro.
3- Régua e pincel
4- Um folheto velho: ou um jornal, uma folha velha tanto faz...
5- Um cartão: pra quando for colocar o papel contact.
6- Um pano: Pra evitar que a cola manche o papel
7- Impressões: pode ser fotos, frases...
8- Prendedores de papel: mas você também pode usar alguma coisa pesada(pra não deixar as folhas voarem).
9- Estilete e/ou tesoura.
10- Um alicate: eu tô usando um pequeno, assim fica mais fácil. Mas você também consegue se virar com um de unha.(desde que seja resistente).
11- Cola e/ou fita dupla face: a fita dupla face é melhor porque assim não mancha o papel.
12- Lápis

Vamos ao Passo a Passo:
Com o alicate eu cortei e tirei a parte curvada do arame do caderno.

Depois tirei o arame do caderno com cuidado pra não bagunçar as folhas. É fácil, é só segurar firme o "miolo" do caderno e ir girando o arame.

Separei a capa da frente do resto do caderno, por enquanto precisaremos apenas dela...

A parte restante eu prendi com alguns prendedores de papel e coloquei um livro em cima para as folhas não bagunçarem...

Coloquei fita dupla face pela capa e depois tirei a pelicula, se você for usar a cola é só espalhar bem e ter cuidado pra não passar muita nem pouca cola.

Essa é minha capa, essa eu mesma fiz, eu sempre coloquei fotografias de amigos, família, mas esse ano, resolvi colocar frases, de musicas, livros, poetas enfim... Eu fiz no PicMonkey; Peguei uma foto no Google, toda preta e fui digitando frases que também achei no Google em fontes e tamanhos diferente. Mas você pode fazer com colagens de um artista que você gosta, você pode fazer colagens com suas fotos, ou com da sua família ou amigo, pode procurar imagens legais do Tumblr e usa-las também (aliás é assim que vou fazer na capa de trás)...

Colei a folha na capa, com a borda bem certinha com a da capa do caderno (a dos furos), deixando sobrar pro resto dos lados...

Passei cola na parte dos furos do caderno ( achei melhor que a fita ). depois passei o pano para tirar o excesso...
A parte que sobrou nos lados eu fiz um corte.






Passei cola nas laterais e dobrei pra dentro, começando com a parte maior depois as duas menores.

Abri o papel contact.

Tirei as medidas da capa e coloquei mais 2 cm nos lados, fiz isso pra evitar "acidentes", mas se você tem mais experiência em encapar livros com o contact, um centímetro basta...

Cortei, e retirei dois centímetros da película do papel.

 Coloquei a capa em cima do papel transparente (Deixando uma pequena sobra), peguei o cartão e fui deslizando CUIDADOSAMENTE no papel, pedi ajuda ao meu primo, enquanto ele deslizava o cartão sobre o papel para não criar bolha, eu ia puxando de leve a película do papel para trás.

Cortei as bordas do mesmo jeito que fiz com o a folha da impressão e dobrei pra dentro.

Esqueci de colocar na lista, mas também usei uma lixa pra tirar o excesso de papel contact da borda onde tem os furinhos, mas você pode fazer isso com o estilete, tesoura ou uma lixa de unha mesmo.

Com a ponta do alicate eu furei a borda, você pode usar uma caneta, lápis...


Outro modelo de capa (essa é minha capa de trás)

Organizei várias fotos em varias folhas, e imprimi...

Cortei, passei cola atrás delas e colei todas de uma forma meio que variada... Passei o pano pra não manchar de cola.

Fiz a mesma coisa que fiz com a capa da frente, passei o contact, depois é só furar...
Agora é só juntar as capas com o resto do caderno e colocar o arame, pedi a ajuda da minha mãe (toda vez que resolvo personalizar meus cadernos é ela quem faz essa parte), depois é só pegar o alicate e fazer a curvinha na ponta do arame...

Prontinho agora você também pode decorar por dentro, eu coloquei fotos minhas e dos meus amigos na parte de dentro e decorei com adesivos e fitas... ficou bem legal...

E ai gostaram da dica?
Se gostaram não vai esquecer de compartilha-lo com alguém. Okay?

E na lateral do blog você vai encontrar a Fan Page, o Instagram e o E-mail do DPH.

Obrigada por ver até aqui! 
M.G











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...